"A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira promove a partir de hoje e até dia 26 de Agosto uma Feira do Livro Usado, onde os interessados poderão comprar obras em bom estado e a preços a partir de 25 cêntimos.
A directora da biblioteca, Catarina Viana, disse à Lusa que os livros mais baratos serão vendidos a 25 cêntimos, mas o grosso dos exemplares custará um euro. “Os livros mais caros poderão chegar aos 25 euros, mas esses são pouquíssimos e, curiosamente, são os primeiros a ser vendidos”, acrescentou. A biblioteca “desfaz-se” destes livros, na sua esmagadora maioria do fundo da Fundação Calouste Gulbenkian, porque dispõe de múltiplos exemplares de cada um, ganhando assim espaço para renovar o seu espólio.
A feira vai funcionar ao ar livre, na frontaria da Biblioteca Municipal, das 10h00 às 18h00, e lá podem ser encontrados cerca de 2500 exemplares, alguns dos quais remontam aos anos 50 do século passado. Os livros colocados à venda foram alvo de uma “criteriosa” selecção e estão repartidos pelas categorias infanto-juvenil e adultos, incidindo em temáticas diversificadas como filosofia, antropologia, ficção e poesia portuguesa, história, sociologia e publicações para crianças e jovens. A presente iniciativa surge na sequência de actividades anteriores que resultaram em sucesso. A primeira venda de livros teve lugar em Abril de 2002, seguindo-se novas vendas em Julho, no âmbito da feira do livro, e em Dezembro, na quadra natalícia. No ano passado, teve lugar em meados de Março.
“Esta ideia, além de permitir o escoamento de publicações em duplicado, tem como objectivo o cumprimento da filosofia apadrinhada pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, nomeadamente, diversidade, actualidade e bom estado dos livros disponíveis para consulta e requisição nas suas unidades”, explicou Catarina Viana."
Fonte : O Primeiro de Janeiro - 18-08-006 Etiquetas: Acervo Documental, Eventos, Feira do Livro, Livros e afins |